VisionMaker
 
 (+351) 934 551 290  
 info@visionmaker.pt 






..:: Sobre 

Hugo Nogueira

Licenciou-se em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Mais tarde, ingressou no Mestrado de Engenharia em Automação Industrial na Universidade de Aveiro onde adquiriu conhecimentos específicos em áreas tais como a Visão Artificial, Robótica, Informática Industrial, entre outras.

Trabalhou sempre no setor industrial fazendo um percurso vertical em direção à especialização. Começou como técnico programador numa empresa líder de distribuição e representação de marcas de renome nas áreas de Instrumentação e Automação.
Posteriormente, trabalhou como técnico programador numa empresa líder em integração e construção de máquinas para a indústria, em especial a indústria automóvel. Por último, especializou-se numa empresa dedicada à Visão Artificial como técnico sénior. É também orientador de estágio de alunos de CET em Automação Industrial da Universidade de Aveiro.

No seu percurso, teve a oportunidade de desenvolver e consolidar conhecimentos técnicos relevantes que colmataram na prestação de serviços na área de Visão Artificial e áreas complementares, tais como a Robótica.


Projectos realizados


 Máquina para teste a um porta-luvas de um automóvel

Uso de 6 câmaras DALSATM GigE de alta resolução e 10 lasers para medir o gap e o afloramento do porta-luvas em relação ao painel de instrumentos (simulado). Verificação da colocação do trinco correcto para o modelo em teste. Uso do software SherlockTM para inspeção de visão.
O trabalho desenvolvido abrangeu outras áreas, tais como: projecto eléctrico e pneumático, controlo máquina (PLC), HMI com base de dados, segurança máquina, impressão automática de etiqueta na peça, etc.



 Verificação da correta sequência de montagem num posto manual

Posto de montagem manual de partes de um compressor para automóveis com uso de Visão Artificial para verificação da montagem pelo operador. A câmara (CognexTM) comunica por Ethernet com o PLC central da linha. Desenvolveu-se um HMI para indicação do resultado da inspecção e validação da montagem.



 Verificação da estanquicidade de frascos de produtos farmacêuticos

Foi instalado, numa máquina de colocação de cápsulas, um sistema de Visão Artificial que incluí uma câmara CognexTM e iluminação backlight para verificar se o tampão se encontra bem colocado, garantindo a estanquicidade dos frascos. Caso o tampão esteja levantado, não é colocada a cápsula e o frasco é rejeitado no local. Desenvolveu-se um HMI dedicado para visualização da inspecção de visão e escolha do produto. O HMI permite também o registo diário no PC, para controlo da produção.



 Visão Artificial integrada com Robô para função de Bin Picking

(I&D realizado na Universidade de Aveiro)

Desenvolveu-se uma solução integrada de Visão Artificial (câmara PoluxTM) e Robótica, onde o robô (FANUCTM) recolhe peças de várias cores, colocadas ao acaso sobre uma superfície com um degrau, e organiza-as consoante a sua cor. A Visão Artificial fornece as coordenadas e o ângulo das peças, bem como a separação segundo a sua categoria.



 Programação de Robôs antropomórficos

Programação de robôs ABBTM invertidos para funções de montagem (em prato rotativo) de compressores para a indústria automóvel. Comunicação dos robôs com o PLC central para sincronismo da estação.



 Programação de Robô SCARA para função de Pick and Place

Programação de robô EPSONTM para recolha de uma célula de uma palete e colocação em ninhos para processamento. O robô comunica com o PLC central.














VisionMaker ©2014